FORMAÇÃO CONTINUADA:
O Transtorno do Espectro Autista na Psicanálise
07 de maio de 2019
O Transtorno do Espectro Autista na Psicanálise
Datas: 26/04, 10 e 24/05, 7 e 14/06
Coordenação: Maria Melania Wagner F. Pokorsk
Convidada: Gilla Maria Jacobus Bastos
O Círculo Psicanalítico do RS promove novo Ciclo de Estudos de Psicanálise e busca proporcionar aos profissionais da saúde e da educação um conhecimento dos fundamentos do Transtorno do Espectro Autista a partir de contribuições da Psicanálise. Examina a constituição do sujeito, o que diz respeito às noções metapsicológicas de Freud, ao desenvolvimento e às diferentes concepções deste ser em sua estruturação psíquica. Investiga as diferenças entre as estruturas descritas por Freud e o Autismo como uma quarta estrutura, como defende Jerusalinsky, a estrutura da exclusão. De Laznik, vamos apresentar os três tempos pulsionais constituintes e experiências com crianças e sua família, quando há suspeitas de autismo. No Brasil, um trabalho sobre TEA tem sido coordenado por Kupfer e sua equipe da USP, que instituíram o IRDI - Indicadores de Risco de Desenvolvimento Infantil, servindo como um parâmetro de referência, para que a intervenção com a família e a criança possa ser realizada antes da instalação do autismo.
"O autismo consiste fundamentalmente no fracasso na construção dessas redes de linguagem - fornecedoras do saber sobre o mundo e as pessoas - e na prevalência de automatismos que, disparados de modo puro e espontâneo carecem de qualquer valor relacional e fazem resistência à entrada do outro no mundo da criança, e, consequentemente, na entrada dela no mundo familiar e social" (A. Jerusalinsky, Autismo e psicanálise, Langage, SP, 2012).